Transformando as maneiras de ver o mundo

O Colégio Vicentino de Cegos Padre Chico é uma escola filantrópica, confessional, inclusiva e com recursos próprios, que vai desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II. Atende crianças e adolescentes cegos, com baixa visão, sem deficiências ou ainda com outros comprometimentos de aprendizagem, sendo 100% gratuita. Desde sua fundação, é dirigido por Irmãs da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

Missão

Missão

Educar e evangelizar, à luz da Pedagogia da São Vicente de Paulo e de Santa Luísa de Marillac, para formar cidadãos solidários e comprometidos com a vida em toda a sua plenitude.
Visão

Visão

Ser referência como escola da Rede Vicentina de Educação em excelência acadêmica, formação em valores e compromisso social e ambiental.
Valores

Valores

Acolhimento;
Compromisso Social;
Fé Cristã e Solidariedade;
Sustentabilidade;
Ética e Justiça.

Colégio Vicentino de Cegos Padre Chico

O Instituto de Cegos Padre Chico nasceu em 07 de outubro de 1928, a partir de um apelo do Dr. José Pereira Gomes, médico oftalmologista, em uma reunião de comemoração à Semana Oftalmo-Neurológica da Sociedade de Medicina e Cirurgia em São Paulo para que se construísse uma escola para cegos.

O Instituto solicitou à Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo a vinda de Irmãs para a direção da casa. Imbuídas do espírito de seus Fundadores, São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac, as Irmãs chegaram com alegria e disposição para colocar em prática a caridade criativa e operosa que as caracteriza.

Com o decorrer do tempo, conscientes das necessidades na área da educação e seguindo as legislações vigentes, as Irmãs investiram na ampliação de infraestrutura, tecnologia, como também, na capacitação de colaboradores, buscando-se dispensar uma educação de excelência, formando, também, pessoas com baixa visão e pessoas sem deficiências, contemplando integralmente o que chamamos de Educação Inclusiva.

Estrutura e recursos

Com mais de 25.000m², o Colégio possui prédios tombados pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo.

Projeto
Pedagógico

De identidade católica e integrante da Rede Vicentina de Educação, o Colégio Vicentino de Cegos Padre Chico possui uma proposta de educar por meio de metodologias que oportunizem a concretização da aprendizagem. Acreditamos que, para ensinar crianças e adolescentes com deficiências visuais no modelo de inclusão, precisamos planejar ações que contemplem as necessidades do educando, garantindo a ele o acesso a colaboradores e professores especializados e os recursos materiais específicos.

Cumprindo todas as determinações do Ministério da Educação do nosso país, mesclar teoria e prática resultam, então, em educar para o pleno exercício da cidadania para que todos tenham a oportunidade de se tornarem protagonistas de seu desenvolvimento integral e que também transformem as suas realidades sociais e culturais por meio do estudo, da vida em família e do trabalho.

Nossa História

São mais de 90 anos de uma história construída sobre o propósito de promover a inclusão e a transformação da sociedade em um lugar mais justo e fraterno.

Equipe Técnico-pedagógico e Administrativa

Nosso colégio é dirigido por Irmãs que pertencem à Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Contamos com uma equipe de colaboradores especializados na aprendizagem de pessoas com deficiência visual e atentos às mais modernas mudanças educacionais.

Fale Conosco

Gostaria de saber mais ou tirar alguma dúvida? Preencha o formulário ou, se preferir, entre em contato por meio de nossos outros canais de comunicação.