Atendimento
Educacional Especializado - AEE

O contraturno de uma escola especializada é diferente de uma escola regular. Existem cursos específicos que os alunos com deficiência visual frequentam. Estes cursos visam ajudá-los a conquistar a sua total autonomia.

Pilares

Incentivo à autonomia

Suporte

Acolhimento

Incentivo à autonomia

Crianças e adolescentes com deficiência visual se sentem mais encorajados para enfrentar os problemas diários quando estão em condição de igualdade. Para fortalecer sua caminhada, oferecemos aulas específicas para auxiliar o aluno no desenvolvimento de sua autonomia e independência.

Suporte

O suporte pedagógico e emocional é um pilar fundamental do Atendimento Educacional Especializado; pois, é por meio dele que o aluno recebe o auxílio necessário para lidar com os desafios impostos pela falta de inclusão e acessibilidade de muitos locais.

Acolhimento

Em nossos cursos específicos, cuidamos para que os alunos se sintam acolhidos frente às suas necessidades ou individualidades e encontrem na escola um apoio para lidar com possíveis obstáculos.

Quem pode
frequentar o AEE?

Para frequentar o AEE em qualquer modalidade, é preciso que a família ou professores indiquem o aluno. Desta forma, o aluno é observado em suas capacidades e dificuldades em cada área de atuação. O sentido do AEE é fortalecê-lo nas diversas modalidades para que se torne autônomo quando for escrever, ler, fazer contas, cuidar de si próprio, de sua casa e quando for andar pela cidade.

O AEE na Educação Básica é um direito adquirido e está regulamentado pelo Decreto nº 6.571, de 18 de setembro de 2008.

O atendimento provê condições de acesso, participação e aprendizagem.

Seu objetivo é eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência.

Atendimento Educacional Especializado

Braille

Esse atendimento objetiva estabelecer estratégias voltadas para o ensino do Sistema Braille, considerando as necessidades específicas do aluno, desde os estímulos relacionados ao pré-Braille à compreensão total do sistema, garantindo-lhe melhores oportunidades de inclusão.

Turmas

Turmas e Horários

Horários

  • Turma 1
  • 13h às 13h45
  • Turma 2
  • 13h45 às 14h30
  • Turma 3
  • 14h30 às 15h15

Soroban

Os encontros têm como objetivo atender grupos de alunos que precisam ampliar suas habilidades nas operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de numerais. Com o uso do soroban e suas regras, os alunos terão autonomia necessária para cálculos em sua vida socioeconômica.

Turmas

Turmas e Horários

Horários

  • Turma 1
  • 13h às 13h45
  • Turma 2
  • 13h45 às 14h30
  • Turma 3
  • 14h30 às 15h15

Orientação e Mobilidade

As aulas têm o objetivo de preparar os alunos para autonomia de locomoção utilizando a bengala e os sentidos remanescentes. Para isto, são apresentadas, entre outras técnicas, o uso da bengala, localização espacial, autoproteção, mapa mental, locomoção em ambientes internos e externos, comunicação eficiente, autoconfiança e equilíbrio emocional da pessoa com deficiência visual e seus familiares.

Turmas

Turmas e Horários

Horários

  • Segunda-feira
  • 13h às 16h30
  • Terça-feira
  • 13h às 16h30
  • Quarta-feira
  • 13h às 16h30
  • Quinta-feira
  • 13h às 16h

Atividade da Vida Autônoma

São aulas que têm como objetivo ensinar os hábitos diários importantes para a independência e autonomia da pessoa com deficiência visual. São desenvolvidas atividades que envolvem alimentação, higiene pessoal, vestuário, saúde, segurança e atividades domésticas.

Turmas

Turmas e Horários

Horários

  • Segunda-feira
  • Terça-feira
  • Quarta-feira
  • Quinta-feira
  • 13h30 às 15h30
  • 13h30 às 15h30
  • 13h30 às 15h30
  • 13h30 às 15h30

Fale Conosco

Gostaria de saber mais ou tirar alguma dúvida? Preencha o formulário ou, se preferir, entre em contato por meio de nossos outros canais de comunicação.

Acontece na
Educação Especializada