A importância de uma educação inclusiva

Você sabia que no Brasil, das mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual 528.624 são incapazes de enxergar e 6.056.654 possuem baixa visão ou visão subnormal, sendo que, aproximadamente 20% dessas pessoas são crianças e adolescentes? (Fonte: Censo IBGE 2010).

Embora seja um número expressivo, são poucas as escolas brasileiras que promovem e facilitam o acesso à educação para cegos, um direito básico constitucionalmente assegurado a essas pessoas. Para transformar esta realidade, nossos esforços são totalmente destinados à inclusão escolar, por meio da capacitação de nossos colaboradores, uso de tecnologias e incentivos à autonomia.

Sistema Braille

Criado pelo francês Louis Braille, o “Sistema Braille” consiste em um sistema universal de escrita e leitura tátil voltado a pessoas cegas, que possibilita o acesso ao conhecimento acadêmico e a construção da cultura, oportunizando a inclusão social e o pleno exercício da cidadania.

O sistema é composto por “celas de braille” constituídas por um arranjo de seis pontos em relevo, dispostos na vertical em duas colunas de três pontos cada, compondo 63 combinações diferentes, que representam as letras do alfabeto, os números, sinais de pontuação e acentuação, a simbologia científica, musicografia, fonética e informática.

Projeto
Pedagógico

Aqui, o aluno é visto na sua individualidade e desempenha atividades e avaliações específicas de acordo com necessidades educacionais pessoais ou do grupo. Tudo isso para que tenha a oportunidade de se tornar protagonista de seu desenvolvimento integral e que também transforme a sua realidade social e cultural por meio do estudo, da vida em família e do trabalho.

icone_pastoral_acontece_vicentino

Valores Vicentinos

icone_tipe_vicentino

Tripé da Inclusão

icone_familia_vicentino

Parceria com a família

icone_doe_vicentino2

Respeito à individualidade

Acessibilidade

Nossos compromissos primordiais estão relacionados à excelência da educação e ao oferecimento de condições adequadas para o desenvolvimento da autonomia e de aspectos intelectuais, físicos, sociais e cognitivos do estudante com deficiência visual.

Para isso, buscamos sempre o aprimoramento de nossas metodologias, estrutura e tecnologias a fim de sustentar o tripé da inclusão escolar.

Estrutura e recursos

Com mais de 25.000m², o Colégio possui prédios tombados pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo.

Impacto
social

Boas intenções geram ações significativas.

+ 0

Atendimentos educacionais especializados por ano

+ 0

Alunos já passaram pelo Colégio desde sua fundação

+ 0

Refeições diárias (incluindo café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde)

Parceiros

Inovação
no Ensino

Dispomos de máquinas braille para os alunos nos vários ambientes escolares, professores conhecedores do Sistema Braille que, além de ministrar aulas, preparam as apostilas, exercícios, avaliações diversas e outros materiais necessários ao desenvolvimento da aprendizagem.

Localização

O Colégio está situado entre as ruas Bom Pastor e Avenida Nazaré. Nossos vizinhos são: o Parque da Independência e o Museu do Ipiranga. Para chegar até aqui, você pode vir de ônibus ou Metrô. Do Terminal do Sacomã existe um ônibus chamado Ônibus – 514T-10 (514T-10 Terminal Sacomã – Jardim Itápolis).

Para quem está no Metrô Alto do Ipiranga, estes são os ônibus que levam até o Colégio: Praça da República; Vila Mariana; Conjunto Habitacional Heliópolis e Vila Romana.

Trace sua rota

Depoimentos

Fale Conosco

Gostaria de saber mais ou tirar alguma dúvida? Preencha o formulário ou, se preferir, entre em contato por meio de nossos outros canais de comunicação.